domingo, 4 de novembro de 2012

Posturas do professor de EBD (3).

  Prezados, segue abaixo minhas ultimas orientações sobre como deve ser a postura do professor de EBD, quero lembrar mais uma vez que as observações não servem apenas para quem leciona diante de classes de EBD, podem servir também para quem lida diretamente com público, pois é pertinente ao convívio social. Caso não tenha acompanhado as primeiras postagens acerca deste, leia em EBD 1 e EBD (2).

Ótima leitura!

1) Planejamento é fundamental para ser bem-sucedido. Prepare seu conteúdo da melhor maneira possível. Ninguém tem o dever de saber tudo e de se comprometer a trazer a resposta na próxima aula, quando não souber algum ponto questionado, mas se esforce ao máximo possível. 

2) Gerenciar o tempo é muito importante. Não fale rápido ou devagar demais. Tenha sempre alguma atividade extra em stand by para o caso de o tempo sobrar.

3) Procure sempre respeitar o horário reservado para a aula. Não ultrapasse o tempo determinado pela superintendência.


4) Não demonstre insegurança - Evite falar alto ou muito baixo e dar as costas para a turma. Nunca fique olhando exclusivamente para um aluno em específico. Isso pode coagi-lo. Distribua o olhar.

5) Não se preocupe em se defender ou explicar como você aplica o ensino. O bom ensino bíblico fala por si mesmo. Lembre-se de que é a Palavra de Deus quem faz a obra.

6) Não confunda ensinar mais depressa com ensinar melhor. Muitas vezes, na ansiedade de transmitir muito conteúdo, pode-se confundir os alunos. É bom ir testando o andamento por meio de perguntas.

7) Não use o tempo da aula para transmitir seu problemas pessoais aos alunos. Essa é a postura anti didática, além de prejudicar seu próprio trabalho. Ao assumir a classe, deixe seus problemas e inquietações do lado de fora, pois os alunos são muito sensíveis ao estado emocional do professor. Também tenha muito cuidado em dar exemplos de sua vida pessoal. Alunos costumam ficar irritados quando o professor toma uma boa parte da aula para isso ou quando sai do assunto da lição para dar dicas sobre uma fase da vida em que o aluno ainda não tenha chegado.

8) Quando for fazer o sorteio de um aluno para participar da aula seguinte, dando uma explanação sobre algum tópico, é necessário saber quais deles gostariam de participar dessa dinâmica, porque há aqueles que se sentem constrangidos ao serem escolhidos. Daí o que poderia ser  estimulante pode tornar-se um "pesadelo" e levar o indivíduo a se afastar da classe.


9) Reserve um tempo apropriado durante a aula para explicar na Bíblia o propósito do ofertório antes de recolher a oferta dos aluno.Se não houver uma explicação , eles serão tentados a acreditar que estão pagando pela aula ou ofertando por obrigação.

10) O professor que se sente responsável pelo cultivo da Salvação e pela formação espiritual de seus alunos dificilmente vai ficar somente fazendo a leitura do texto da revista em classe. Proceder assim fará com que seu alunos desconfiem da sua credibilidade, acreditem que você não estudou nada e que está somente reproduzindo o que anotou o comentarista.

 " ... se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm 12.7

Dc Josebias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário