sexta-feira, 3 de maio de 2013

A igreja dos grandes negócios

  A igreja precisa de marketing para ganhar as vidas para Cristo?
   Antes de responder à pergunta, é interessante que entendamos um pouco o que significa marketing. Nem sempre que falamos em marketing nos referimos a propaganda. Devem ser consideradas a seleção do mercado consumidor, as oportunidades de negócio, bem como elaborações de estratégias para mostrar que o produto tem diferenciais em relação à concorrência. Nas estratégias inclui-se a propaganda.
 Estando cientes disso, como analisar, a igreja praticando marketing? Praticamente, existem igrejas propagando suas atividades e produtos,visando superar a "concorrência". Em alguns casos a publicidade é agressiva. Parecem que se pode ver cartazes com os dizeres "Venham pra cá!", " " Nessa igreja não se exige nada. Nada é proibido. É proibido proibir!", "Venham! Aqui o Evangelho está em promoção!" e "Aqui há milagres, mais poder!" E ainda, em algumas igrejas mais "modernas" podem-se ver o apelo aos pecadores("consumidores") com "equipes de danças", "equipe de balet" e "equipe de esportes radicais". Até o aspecto ambiente entra na publicação:"Venha! Nossa igreja tem ar-condicionado!" Vale tudo, no "supermercado da fé", para atrair o "consumidor". Até propaganda enganosa, o que é lamentável e condenado pelo Código da Igreja, que é a Bíblia Sagrada.
   Em alguns programas de tevê, vê-se claramente que há promoção da igreja. O interesse maior não é com o pecador, mas com a renda, com os dízimos e as ofertas. Essa proposta não esposa com as Escrituras.
   Não há nada de errado em buscar oportunidades de evangelização; escolherem-se áreas para a propagação do Evangelho de acordo com o público alvo.
 Deve-se pensar em estratégias? Não são nada mais que providências, ações e meios para alcançar os objetivos. É louvável a utilização de rádio, jornal, tevê, a evangelização pessoal, culto ao ar-livre, cruzadas, evangelização por carta e telefone(telemarketink). Laconicamente, concluímos que tudo isso é programa de evangelização, semelhante a um programa de marketing.
  Alerto, porém, que tudo isso pode ser feito. Mas se não tiver numa direção espiritual, nada valerá diante do Altíssimo, de sua igreja e de sua missão. O maior "marketing" é a demonstração do poder de Deus em seu meio.  
  O Apóstolo paulo assevera:"A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder"!, 1 Co 2.4.

 Sempre em Cristo,
 Dc Josebias.

3 comentários:

  1. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

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  2. Olá Josebíades, tudo na Paz?

    Interenssantíssimo o texto, concordo com o irmão quando diz que O maior "marketing" é a demonstração do poder de Deus em seu meio. Mas deixe-me acrescentar: E também que mostra que há um Deus verdadeiro através de seus testemunhos de vida!

    Que Deus continue lhe abençoando!

    CRISTIANISMO EM FOCO

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  3. Graça e Paz!

    Parabéns! Pelo Blog na sua totalidade! É uma benção!
    Já estou seguindo e será uma grande honra ter o irmão em Cristo, seguindo o meu também!

    Abraço!

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